Apoio:
Projeto de Pesquisa
CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL:
estudos a partir do Arquivo PessoalUbiratan D’Ambrosio (APUA)
RESUMO
O projeto tem por objetivo analisar a circulação no Brasil de saberes internacionais, considerados como referências para a Educação Matemática; para além disso, investigará que saberes foram apropriados/reelaborados em nosso país, constituindo-se como base inicial de para o novo campo, e o modo como tais saberes foram institucionalizados nos primeiros cursos de pós-graduação. Tendo em vista esse objetivo geral, a pesquisa irá orientar-se pela seguinte interrogação: que processos e dinâmicas estiveram envolvidos na produção e institucionalização de saberes iniciais de constituição do campo da Educação Matemática no Brasil? As fontes privilegiadas a serem utilizadas no projeto integram a documentação do APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio, em específico, o rol de centenas de correspondências trocadas, nacional e internacionalmente por esse personagem, ao longo das décadas de 1950 a 1990. Tais materiais serão analisados à luz de perspectivas da História Cultural e da Sociologia das Ciências, estruturando-se o projeto em três eixos a saber: Eixo 1 – As cartas e os saberes que circulam internacionalmente referenciados nas correspondências do APUA; Eixo 2 - Os processos de constituição de programas de pós-graduação em ensino de matemática/educação matemática e seus saberes de referência; Eixo 3 - As dinâmicas de institucionalização dos estudos em nível de pós-graduação em ensino de matemática/educação matemática. Tais eixos organizam também o trabalho dos membros da equipe de pesquisadores.
Número do Processo: 403330/2023-8
Chamada: Universal 2023
Vigência: 2024-2026
Título do Projeto: CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: estudos a partir do
Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA)
Pesquisador responsável: Wagner Rodrigues Valente