top of page

Projeto de Pesquisa

Apoio:

capes_edited.jpg

PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA E SUA HISTÓRIA PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRANÇA E NO BRASIL, SÉCULO XX

RESUMO

O presente projeto de pesquisa franco-brasileiro tem por finalidade maior estruturar e consolidar a pesquisa sobre temática comum entre equipes de pesquisadores do Brasil e da França. Trata-se, de um lado, do ensino de matemática para o ensino secundário e superior; e, de outro, da formação de professores. No coração do projeto está a matemática, sua história e sua didática. Unindo pesquisadores experimentados e iniciantes, com diversas perspectivas e interesses de estudos sobre a temática, que envolve os três domínios abarcados pelo projeto, tem-se uma proposta que se insere na paisagem atual de pesquisas sobre a internacionalização da produção de saberes para o ensino e formação de professores de matemática. Como o próprio título do projeto enuncia, mobilizam-se noções de produção de saberes, sua circulação e apropriação no espaço transnacional configurado pelas relações franco- brasileiras ao longo do século XX. Para tal, três eixos principais organizam a pesquisa: 1) constituição de comunidades científicas da Matemática, da História da Matemática e da Educação Matemática: saberes em circulação na França e no Brasil, século XX; 2) História da Matemática e da Educação Matemática na formação de professores na França e no Brasil; 3) História do ensino de matemática: estudos comparativos entre França e Brasil.
 

Número do Processo: 88887.879219/2023-00
Chamada: CAPES-COFECUB – Edital no. 08/2023 - Projetos
Vigência: 2024-2027
Título do Projeto: PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA E SUA HISTÓRIA
PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRANÇA E NO BRASIL, SÉCULO XX
Pesquisadores responsáveis: Wagner Rodrigues Valente (Brasil) e Marc Moyon (França).

Apoio:

capes_edited.jpg

PRODUÇÕES

Livros

&

Capítulos

MONOGRAFIAS

apresentação

em

eventos

pesquisas

em

andamento

Produções
bottom of page