ENDEREÇO

Rua Euclides da Cunha, 377 Centro-Osasco/SP. 

MÍDIAS SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

CONTATO

RESTRITO

copyright © 2019 Ghemat-SP

ACERVO - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Nesta seção, você encontra informações sobre consulta pública dos diversos materiais físicos. Dentre os materiais estão acervos pessoais dos  professores Euclides Roxo, Ubiratan D'Ambrosio, Osvaldo Sangiorgi etc.

Agende uma visita.

Filtros

arrow&v

ACERVO (consulte)

Alésio de Carolli

Entrevista

Entrevista com o professor Alésio de Carolli. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Dione Lucchesi de Carvalho

Entrevista

Entrevista com a professora Dione Lucchesi de Carvalho. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

I Seminário Temático do GHEMAT – São Paulo, abril de 2006.

Seminário

I Seminário Temático do GHEMAT – São Paulo, abril de 2006.

´GHEMAT - RCD

Irineu Bicudo

Entrevista

Entrevista com o professor Irineu Bicudo. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Lucília Bechara Sanchez

Entrevista

Entrevista com a professora Lucília Bechara Sanchez. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Oswaldo Sangiorgi

Acervo Pessoal

Reunindo cerca de 1600 pastas de documentação do professor Osvaldo Sangiorgi, o acervo pessoal desse professor foi doado por suas filhas ao GHEMAT. O conjunto da documentação inclui fotos, livros, cartas, produção intelectual dentre muitos outros papéis. Através desse material é possível investigar e conhecer com mais profundidade a segunda metade do século XX da educação matemática brasileira.

GHEMAT - RCD

Ubiratam D'Ambrosio (APUA)

Acervo Pessoal

O APUA é composto por uma massa documental constituída de uma diversidade de temas dentre eles medicina, artes, tecnologia, história, matemática, fazendo-se acompanhar de correspondências enviadas e recebidas pelo professor Ubiratan D'Ambrosio, desde os anos 1970 até os dias atuais. O material está reunido em cerca de 500 pastas que incluem inúmeros documentos de sua participação em conferências, colóquios, simpósios e congressos científicos; artigos de sua autoria, de autoria de matemáticos e educadores matemáticos brasileiros e estrangeiros, além daqueles de profissionais de outras áreas. O acervo inclui também drafts (rascunhos) de livros que vieram a ser publicados; diversos projetos e programas de ensino, teses e dissertações; transparências de cursos que realizou no Brasil e exterior, como também discursos manuscritos ou textuais de sua autoria e de outros; jornais e revistas (íntegros ou recortes) contendo artigos de sua autoria e de outros autores; fotografias e negativos de fotografias de diversos eventos com personalidades com as quais o professor Ubiratan travou contato nos congressos; pareceres referentes a artigos que haviam sido enviados a revistas, sobre diversos temas e de várias autorias, dentre outros. Doado pelo próprio professor D´Ambrosio ao GHEMAT, o acervo foi objeto de organização e constituição de um Inventário Sumário. Tais iniciativas fizeram parte de uma das etapas de realização do projeto "Estudos sobre história da educação matemática no Brasil, 1950-2000" financiado pelo CNPq. O Inventário do APUA encontra-se publicado na obra "Ubiratan D´Ambrosio", outro resultado do mesmo projeto.

GHEMAT - RCD

Anna Franchi

Entrevista

Entrevista com a professora Anna Franchi. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Esther Grossi

Entrevista

Entrevista com a professora Esther Grossi. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

IV Seminário Temático do GHEMAT – Juiz de Fora, 31 de março de 2008

Seminário

IV Seminário Temático do GHEMAT – Juiz de Fora, 31 de março de 2008

GHEMAT - RCD

Leopoldo Nachbin

Entrevista

Entrevista com o professor Leopoldo Nachbin. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Luís Marcio Imenes

Entrevista

Entrevista com o professor Luís Marcio Imenes. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Scipione Di Pierro Neto

Entrevista

Entrevista com o professor Scipione Di Pierro Neto. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Ubiratan D'Ambrosio

Entrevista

Entrevista com o professor Ubiratan D'Ambrosio. Arquivo de áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Benedito Castrucci

Entrevista

Entrevista com o professor Benedito Castrucci. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Euclides Roxo

Acervo Pessoal

O arquivo do Professor Euclides Roxo foi doado por seu filho, Stélio Roxo, para constituir fonte de pesquisa para a Historia da Educação Matemática no Brasil. Reunindo cerca de 700 documentos entre cartas, certificados, programas de ensino, recortes de jornal, rascunhos de livros didáticos etc. O arquivo reúne papéis que se vinculam, principalmente, ao período em que Roxo foi professor de Matemática, diretor do Colégio Pedro II, professor do Instituto de Educação e assessor dos ministros Francisco Campos e Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública. A organização, catalogação e acondicionamento do material, constitui uma das etapas do Projeto "História da Educação Matemática no Brasil, 1920-1960", que vem sendo desenvolvido junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, e que intenta escrever a história do percurso seguido pelo ensino de Matemática no Brasil, no período compreendido entre o primeiro movimento de renovação desse ensino e o chamado movimento da matemática moderna. O estudo desse período revela ter sido Euclides Roxo uma das principais figuras da Educação Matemática no Brasil. Seguindo padrões internacionais de arquivística, os documentos estão classificados em quatro categorias (pessoais, produção intelectual, técnico-administrativos e complementares) a fim de melhor poderem servir como instrumentos de pesquisa. O resultado dessa etapa de desenvolvimento do Projeto é a publicação "Arquivo Pessoal Euclides Roxo - Inventário Sumario", um guia ao usuário do APER. A publicação constitui número especial da revista "Educação Matemática Pesquisa", editada pela EDUC, SP.

GHEMAT - RCD

Inauguração do Centro de Documentação do GHEMAT - 31 de março de 2008.

Memória Fotográfica

Memória Fotográfica da inauguração do centro de documentação do GHEMAT - 31 de março de 2008.

GHEMAT - RCD

Lucília Bechara Sanchez

Acervo Pessoal

Figura-chave da educação matemática brasileira, relativamente às séries iniciais da escolarização da Matemática, a professora Bechara Sanchez inclui em seu currículo o papel pioneiro de trazer para as salas de aula do estado de São Paulo, os estudos do educador matemático húngaro Zoltan Dienes. Some-se, ainda, ser co-autora do primeiro livro didático de matemática para o ensino primário, que inclui matemática moderna, além de integrar grupo de autoras de coleção didática com grande sucesso editorial nos anos 1970. Bechara Sanchez trabalhou como supervisora e transformou-se, também, em figura central, no projeto dos ginásios vocacionais, escolas experimentais revolucionárias que funcionaram até o ano de 1969, fechadas pela ditadura militar. Seu arquivo pessoal, doado por ela ao GHEMAT, encontra-se em processo de organização e catalogação.

GHEMAT - RCD

Osvaldo Sangiorgi

Entrevista

Entrevista com o professor Osvaldo Sangiorgi. Áudio em formato mp3.

GHEMAT - RCD

Scipione Di Pierro Netto

Acervo Pessoal

Scipione Di Pierro Netto graduou-se em Matemática pela PUC-SP em 1954. Fez seu doutorado em Educação na USP, em 1973. Nas décadas de 1950 e 1960 foi professor de Matemática da rede pública do Estado de São Paulo. Iniciou a carreira na distante Piraju e acabou obtendo, por concurso público, a cadeira do Colégio de Aplicação da USP, uma escola que, por volta de 1970, era reconhecida pela excelência e pelas inovações. Lecionou em diversas instituições de ensino superior, entre elas a USP e a PUCSP. Na primeira, aposentou se em 1984; na última, manteve a cátedra até o final da vida. Teve participação no G.E.E.M. – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática, presidido por Osvaldo Sangiorgi. Scipione foi autor de inúmeros livros didáticos de matemática e começou a ter destaque nesse ofício no final da década de 1960. Fundou na década de 1980 sua própria editora (Editora Scipione), mais tarde incorporada pela Editora Ática. Deixou como uma de suas principais heranças didático-pedagógicas a experiência do Colégio de Aplicação da USP levada a seus primeiros livros didáticos, que buscaram formas alternativas de trabalho com a então Matemática Moderna. O Arquivo Scipione, que faz parte do Centro de Documentação do GHEMAT, foi doado por suas filhas e encontra-se aberto para consultas de pesquisadores e interessados. O material foi organizado graças ao projeto “A Matemática do colégio em tempos do Movimento da Matemática Moderna” financiado pelo CNPq.

GHEMAT - RCD

Documentos históricos em formato digital sobre o ensino da matemática podem ser acessado em nosso Repositório de Conteúdo Digital - RCD

RCD

Acervo

Diversos materiais, atuais ou históricos, produzidos pelo GHEMAT ou membros e publicados em diferentes mídias podem ser consultados em nosso acervo. Uma infinidade de livros, cd´s, dvd´s, sobre o ensino de matemática no Brasil.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

 O Centro de Documentação do GHEMAT-SP reúne documentação física de pesquisa do Grupo. O material está à disposição, para consulta pública, de pesquisadores e interessados. Dentre os documentos encontram-se os acervos pessoais dos professores Euclides Roxo, Ubiratan D´Ambrosio, Osvaldo Sangiorgi, Lucília Bechara Sanchez, Manhúcia Liberman, Anna Franchi, Maria do Carmo Domite dentre outros. Há no acervo, enorme quantidade de livros didáticos de matemática, bem como cadernos de alunos utilizados em outros tempos escolares. Provas, exames e documentos de arquivos escolares também fazem parte do Centro. Uma boa parte desse material já se encontra digitalizada e colocada no repositório que concentra a base de dados de pesquisas do GHEMAT Brasil. Caso queira acesso pessoal a algum de nossos documentos, é necessário entrar em contato com antecedência (contato ao final desta página). 

 

 

Estamos localizados na:
 

ENDEREÇO
 R. Euclídes da Cunha, 388 - Centro, Osasco - SP, 06016-030

CONTATO