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PRODUÇÃO DE NOVOS SABERES PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: 

relações históricas entre campos disciplinares e profissional

RESUMO

Este projeto de pesquisa trata de estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Utilizando resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos anteriores, o estudo dedica-se à análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares. Mobilizando ferramentas teórico-metodológicas como campo científico (Bourdieu; Hofstetter & Schneuwly), experts (Maxim & Arnold; Hofstetter & Schneuwly) e variação de escalas (Ricoeur), o estudo analisa a produção curricular advinda das ações de cerca de quarenta personagens atuantes desde finais do século XIX até as últimas décadas do século XX. A pesquisa norteia-se pela seguinte interrogação: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores?

 

 

Palavras-chave: experts, campo disciplinar, campo profissional, currículo, educação matemática

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