ARTIGOS

Ano
Autor
Titulo
Publicado em
2021
GOUVEIA, Relicler Pardim
Elementos Históricos do Saber Profissional do Professor de Matemática: um estudo do ‘Caderno VII’ da professora Anna Franchi (São Paulo, 1971)
Revista REMAT
2021
GOUVÊA, Gisele de.
A expertise de um educador matemático: considerações acerca de notas históricas de Antonio Miguel
XIX Seminário Temático do GHEMAT-BR
2021
GOUVÊA, Gisele de.
Análise da Proposta Curricular para o ensino de matemática 1° Grau, São Paulo, década de 1980
IV Jornada Interna do GHEMAT-SP
2021
METZ, Lauro Igor
O estudo das propostas curriculares realizados pela Fundação Carlos Chagas e os PCN
XIX Seminário Temático Internacional A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: História e perspectivas atuais. Osasco, SP
2021
METZ, Lauro Igor
A temporalidade entre pareceres e a apreciação dos PCN pelo Conselho Nacional de Educação: uma reflexão pertinente
XIV SNHM - XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Uberaba, MG.
2021
MORAES, Rogério Jacinto de; FILHO, José de Alcantara; GHEDIN, Evandro Luiz
Um olhar para a história do ensino de matemática no Brasil: uma percepção no amazonas
Revista REAMEC
2021
ROCHA, Ivone Lemos da
A álgebra para ensinar aritmética: um novo saber na formação de professores primários numa sociedade moderna, década de 1910
Revista Perspectivas em Diálogo
2021
VALENTE, Wagner Rodrigues, BERTINI, Luciane de Fatima, MORAIS, Rosilda dos Santos.
Saber profissional do professor que ensina matemática analisado em perspectiva histórica : contribuições teórico-metodológicas a partir do estudo sistemático de uma pesquisa.
Revista Brasileira de História da Educação
2021
VALENTE, Wagner Rodrigues; FERREIRA, Jefferson dos Santos
Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos
Ensino em Re-vista
2020
BERTINI, Luciane de Fatima
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX.
Educação Matemática em Revista
2020
FERREIRA, Jefferson dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues
Miguel Aguayo e as mudanças no saber profissional do professor que ensina aritmética
Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15 n. 1 (2020)
2020
GIUSTI, Bruna Lima Ramos; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da
Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v.2 n.2 (2020)
2020
GIUSTI, Bruna Lima Ramos; VALENTE, Wagner Rodrigues
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020
2020
GOUVEIA Relicler Pardim
O Experimental da Lapa: Um laboratório de currículo para a matemática moderna
HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 1 (2020)
2020
GOUVEIA Relicler Pardim
Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO
Revista Sitio Novo, v.4 n.2 (2020)
2020
GUIMARÃES, Marcos Denilson
Os saberes a ensinar Desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática
2020
LIMA, Eliene Barbosa; VALENTE, Wagner Rodrigues
O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas
Revista de Educação da UNIVAS, v. 4 n. 11 (2019)
2020
MACIEL, Viviane Barros
Matemática para ensinar: uma interpretação do ensino de frações no manual de René Barreto (1912)
XVIII Seminário Temático: experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores
2020
MORAIS, Rosilda dos Santos
Problem solving as necessary knowledge for teacher training – mathematics for teaching
Historia y memoria de la educación, n.11, p.239-254
2020
REZENDE, Alan Marcos Silva; BARAUSSE, Alberto
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, no prelo
2020
ROCHA, Ana Cristina. S. M
O arquivo pessoal de Alda Lodi: apontamentos sobre uma temporada de pesquisa
ACERVO-Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v.2 n.2 (2020)
2020
ROCHA, Ana Cristina. S. M e VALENTE, Wagner R.
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, V. 15 N. 34 (2020)
2020
SILVA, Marylucia Cavalcante
O Arquivo Maria Amabile Mansutti (APMAM) - documentos para uma investigação em História de educação matemática
XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
2020
SILVA, Marylúcia Cavalcante
A expertise de uma educadora matemática paulista – notas históricas da conversa com a professora Maria Amabile Manusutti
Revista REMATEC, V. 15 N. 34 (2020)
2020
SILVA, Marylúcia Cavalcante
Documentos de professores como fontes para uma investigação em História da Educação Matemática: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti - APMAM
Revista Histemat, v. 6, n. 1 (2020)
2020
SOARES, Waléria de Jesus Barbosa e GUIMARÃES, Marcos Denilson
A expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de Aritmética
REMATEC – Revista de Matemática, Ensino e Cultura
2020
SOUZA, Andreia Fernandes
"Problema dos Problemas" possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961)
ACERVO Boletim do Centro de documentação do GHEMAT/SP
2020
SOUZA, Andréia Fernandes de
Problemas aritméticos, estudos de Thorndike e Mercante e as revistas pedagógicas: Embates entre os campos e as modificações do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960)
REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 73-85
2020
SOUZA, Andréia Fernandes de
"Problema dos Problemas" possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961)
BOLETIM ACERVO, v. 2, p. 1-16
2020
TRINDADE, Deoclecia de Andrade e GUIMARÃES, Marcos Denilson
Uma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de Desenho
Revista Linhas Críticas
2020
VALENTE, Wagner Rodrigues
A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX
Historia de la educación: Revista interuniversitaria
2020
VALENTE, Wagner Rodrigues; ALMEIDA, André Francisco de; SILVA, Marylucia Cavalcante
Saberes em (Trans)formação e o Papel dos Experts: currículos, ensino de matemática e formação de professores, 1920-2020
Revista SCIENTIAE
2020
VALENTE, Wagner Rodrigues; ALMEIDA, André Francisco de; SILVA, Marylúcia Cavalcante
Knowledge in (Trans)Training and the Role of Experts: Curricula, Mathematics Education and Teacher Training, 1920-2020
Revista ACTA SCI (Canoas), 22(5), 65-83, Set./Out. 2020
2019
ALMEIDA, André Francisco; VALENTE, Wagner Rodrigues
Os experts e a produção de saberes para a docência: primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli
Revista Linhas Críticas (Online), v.25, p.318 - 332, 2019
2019
BASEI, Ana Maria; VALENTE, Wagner Rodrigues
Algebra in teacher training in the normal school of São Paulo: the first teaching programs of this discipline
Revista Acta Scientiae, v. 21, p. 92-108, 2019
2019
BASEI, Ana Maria; VALENTE, Wagner Rodrigues
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
Revista Cocar (Online), v. 6, p. 118-135, 2019.
2019
BERTINI, Luciane de Fatima
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
VIDYA, v. 39, n. 2, p. 337-346, jul./dez., 2019.
2019
BERTINI, Luciane de Fatima
Problemas de aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses, 1890 a 1936)
BOLEMA, v. 33, n. 64, p. 613-634, 2019.
2019
BERTINI, Luciane de Fatima
Os problemas na 'matemática para ensinar ensinada' em cursos de formação de professores para o ensino primário (décadas de 1920 e 1930)
Revista de história da educação matemática, v. 5, p. 5-19, 2019
2019
CARRILLO GALLEGO, DOLORES; MATOS, JOSÉ MANUEL ; SÁNCHEZ JIMÉNEZ, ENCARNA ; RODRIGUES VALENTE, WAGNER .
La historia de la educación matemática en Iberoamérica.
Historia y Memoria de la Educación, v. 11, p. 11-24, 2019.
2019
FERNANDES, FILIPE SANTOS ; Valente, Wagner Rodrigues
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento.
Bolema (Rio Claro), v. 33, p. IV-XIX, 2019.
2019
FERREIRA, Jefferson dos Santos
Os fins do ensino de matemática na proposta de José Ribeiro Escobar para o programa de aritmética e álgebra da Escola Normal de São Paulo, 1926
Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 34-48, 2019
2019
FORTALEZA, F. J. S. ; VALENTE, Wagner Rodrigues .
Uma geometria para ensinar no curso primário: elementos do saber profissional da docência no manual de Coelho (1892).
VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 347-361, 2019.
2019
GUIMARÃES, Marcos Denilson
O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)
RIDPHE_Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
2019
GUIMARÃES, Marcos Denilson , SILVA, Antonio José da e COSTA, David Antônio da
O Compêndio Geometria Elementar de H. B. Lübsen: uma análise a partir de suas questões conceituais e metodológicas
REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
2019
Guimarães, Marcos Denilson; MORAIS, Rosilda dos Santos
O desenho na formação de professor: produção de um saber profissional via Cimbelino de Freitas (São Paulo, século XX)
Revista Olhares, v. 7, n3
2019
LIMA, ELIENE BARBOSA ; Valente, Wagner Rodrigues
O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas.
Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 928-943, 2019.
2019
LIMA, Eliene Barbosa
The Differential and Integral Calculus as a Professional Knowledge in the Training of the Graduate in Mathematics of the Faculty of Philosophy of Bahia (1942-1968)
Revista Acta Scientiae, v. 21 (2019)
2019
LIMA, Eliene Barbosa
História cultural, fontes e história da educação matemática: apontamentos de uma experiência de pesquisa
Revista HISTEMAT, v. 5, n. 3 (2019)
2019
MACIEL, Viviane Barros
Um“cálculo para ensinar” no Compendio de Pedagogia,de BraulioCordeiro(1874)
Zetetiké, Campinas, SP, v.27, p. 1-19, 2019.
2019
MORAIS, Rosilda dos Santos
“Intelectual? não”, expert.
Revista: Acta Scientiae, vol. 21, n. especial. p. 3-12. maio/jun.
2019
NEVES, Késia Caroline Ramires
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
Revista de História da Educação Matemática, v.5, p.132 - 149, 2019.
2019
PINHEIRO, Nara Vilma ; VALENTE, Wagner Rodrigues .
A produção da matemática na e para a escola primária: a constituição de uma aritmética sob medida.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), v. 7, p. 1-21, 2018.
2019
PINTO, Neuza Bertoni
A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação
Revista Bolema. v.33, n.65, Rio Claro (SP), dez. 2019, Editorial p. i- xvi.
2019
PINTO, Neuza Bertoni; NOVAES, Bárbara Winniarski Diesel.
'It is not hard to teach Math': The prominence of Nedem in the diffusion of Modern Math in Paraná’s State
Revista Acta Scientiae , Canoas/RS, ULBRA, v. 21, p.109- 122, May/Jun. 2019.
2019
ROCHA, Ana Cristina. S. M
Alda Lodi e o ensino de matemática: quando o internacional é nacional.
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 3 (2019)
2019
SANTOS, Joana Kelly Souza dos; LEME DA SILVA, Maria Célia
Orientações para ensinar geometria na revista de ensino de Alagoas (1927-1930)
VIDYA, v. 39, n. 2, p. 363-380, jul./dez., 2019
2019
SANTOS, Rogério Carneiro; PINTO, Neuza Bertoni.
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura.
Revista Argumentos Pró-Educação, UNIVAS, Pouso Alegre/MG. 4(11), 2019.
2019
SANTOS, Rogério Carneiro; PINTO,Neuza Bertoni.
Saberes para ensinar na obra Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque
Revista Vidya ( Santa Maria – online). v.39, série 2, p. 397-413, 2019.
2019
SANTOS, Rogério Carneiro; WIELEWSKI, Gladys Denise; PINTO, Neuza Bertoni.
Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
Revista Ensino da Matemática em Debate. São Paulo/SP, PUC/SP, v. 6, n.2, 2019, p. 49-69.
2019
SILVA, M. R. I. S. ; VALENTE, Wagner Rodrigues
Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais.
REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 136-156, 2019.
2019
SOUZA, Andreia Fernandes; BERTINI, Luciane de Fatima; REZENDE, Alan Marcos Silva de
Problems and the history of mathematics education: a proposal for the continued teacher training
Revista Acta Scientiae, v. 21, p. 137-148, 2019
2019
SOUZA, Andréia Fernandes de
Saberes para ensinar problemas: uma análise dos artigos da Revista de Educação (São Paulo, 1933-1943)
Com a palavra, o professor., v.4, p.170 - 183, 2019.
2019
SOUZA, Andréia Fernandes de
Saberes para ensinar problemas: uma análise dos artigos da revista de educação (São Paulo, 1933-1943)
Anais...,XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática, Aracaju, 2019, p. 1-14
2019
TEIXEIRA, Bianca Rafaela Mattos; REZENDE, Alan Marcos Silva de
Maria Montessori e a noção de interesse na revista do ensino (1920)
Revista Pesquisa em Foco, v. 24, p. 4-17, 2019
2019
VALENTE, Wagner Rodrigues
Saber Objetivado e Formação de Professores: reflexões Pedagógico-Epistemológicas.
História da Educação, v. 23, p. 1-22,
2019
VALENTE, Wagner Rodrigues
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920.
Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019.
2019
VALENTE, Wagner Rodrigues
Dossiê Temático 2019 - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares.
RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 5, p. e019018-2, 2019.
2019
VALENTE, Wagner Rodrigues
O GHEMAT Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática.
Historia y Memoria de la Educación, v. 11, p. 595-613, 2019.
2019
Valente, Wagner Rodrigues.
Que matemática para formar o futuro professor? História do saber profissional do professor que ensina matemática.
Revista Exitus, v. 9, p. 15-25, 2019.
2019
Valente, Wagner Rodrigues.
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar.
ALEXANDRIA (UFSC), v. 12, p. 51-63, 2019.
2019
Valente, Wagner Rodrigues.
Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática.
EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 305-318, 2019.
2018
BERTINI, Luciane de Fatima
Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, p. 72-79, 2018
2018
BERTINI, Luciane de Fatima; ROCHA, Ivone Lemos da
‘Resolução de problemas pelas equações algébricas’: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações
Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 3, p. 44-53, 2018
2018
CAMARA, Alexsandra; PINTO, Neuza Bertoni.
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. JIEEM. Londrina/Pr. v.11, n.1, p. 3-12, 2018.
2018
COSTA, Reginaldo Rodrigues; PINTO, Neuza Bertoni.
A capacitação e o aperfeiçoamento do professor que ensinava matemática no 1º grau paranaense (1971-1982).
Revista Paradigma( maracay), Maracay, Venezuela, Vol. XXXIX, Nº 1; Junio de 2018 / 332 - 352
2018
MACIEL, Viviane Barros VALENTE, Wagner Rodrigues
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes.
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Amazônia, Belém, v. 14, n.31, 2018.
2018
PINTO, Neuza Bertoni; NOVAES, Bárbara W. Diesel.
Caracterização de saberes profissionais da matemática para ensinar nos primeiros anos escolares : anotações metodológicas
HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. Sociedade Brasileira de História da Matemática. v.4, n. 1, 2018, p. 139-153.
2018
SOUZA, Andréia Fernandes de
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
Revista Educação matemática em foco, v.7, n.1, p. 1-39, 2018.
2018
VALENTE, Wagner Rodrigues
O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado.
PARADIGMA (MARACAY), v. Extra 1, p. 190-201, 2018.
2018
VALENTE, Wagner Rodrigues
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática.
REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.
2018
VALENTE, Wagner Rodrigues
O Caderno De Um Professor E As Suas Relações Com O Saber Matemático.
REVEMAT, v. 13, p. 31-41, 2018.
2017
MORAIS, Rosilda dos Santos
Experts em educação e a produção de saberes no campo pedagógico
Revista de Matemática, Ensino e Cultura Ano 12. N. 26. set.-dez
2017
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos
Novos aportes teóricos-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
Revista Acta Scientiae, v. 19, n. 2, p. 224-235, 2017.
2017
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos
Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática
Ridema, v. 1, p. 51-64, 2017.
2017
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; PINTO, Neuza Bertoni; MORAIS, Rosilda dos Santos
A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: proposta de um projeto amplo de pesquisas.
Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 10, n. 1, p. 31-39, 2017.

PRODUÇÕES

Você está aqui!

Artigos

Você está aqui!

Livros

&

Capítulos

MONOGRAFIAS

apresentação

em

eventos

pesquisas

em

andamento