ARTIGOS

Autor
Titulo
Publicado em
ALMEIDA, André Francisco; VALENTE, Wagner Rodrigues
Os experts e a produção de saberes para a docência: primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli
Revista Linhas Críticas (Online), v.25, p.318 - 332, 2019
BASEI, Ana Maria; VALENTE, Wagner Rodrigues
Algebra in teacher training in the normal school of São Paulo: the first teaching programs of this discipline
Revista Acta Scientiae, v. 21, p. 92-108, 2019
BASEI, Ana Maria; VALENTE, Wagner Rodrigues
A introdução de conteúdos algébricos na formação de professores: tempos da escola normal de São Paulo, década de 1880
Revista Cocar (Online), v. 6, p. 118-135, 2019.
BERTINI, Luciane de Fatima
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
VIDYA, v. 39, n. 2, p. 337-346, jul./dez., 2019.
BERTINI, Luciane de Fatima
Problemas de aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses, 1890 a 1936)
BOLEMA, v. 33, n. 64, p. 613-634, 2019.
BERTINI, Luciane de Fatima
Os problemas na 'matemática para ensinar ensinada' em cursos de formação de professores para o ensino primário (décadas de 1920 e 1930)
Revista de história da educação matemática, v. 5, p. 5-19, 2019
BERTINI, Luciane de Fatima
Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, p. 72-79, 2018
BERTINI, Luciane de Fatima
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX.
Educação Matemática em Revista
BERTINI, Luciane de Fatima, VALENTE, Wagner Rodrigues
Problemas aritméticos como elemento da matemática do ensino.
Cadernos CEDES
BERTINI, Luciane de Fatima; ROCHA, Ivone Lemos da
‘Resolução de problemas pelas equações algébricas’: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações
Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 3, p. 44-53, 2018
CAMARA, Alexsandra; PINTO, Neuza Bertoni.
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária
Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. JIEEM. Londrina/Pr. v.11, n.1, p. 3-12, 2018.
CARRILLO GALLEGO, DOLORES; MATOS, JOSÉ MANUEL ; SÁNCHEZ JIMÉNEZ, ENCARNA ; RODRIGUES VALENTE, WAGNER .
La historia de la educación matemática en Iberoamérica.
Historia y Memoria de la Educación, v. 11, p. 11-24, 2019.
COSTA, Reginaldo Rodrigues; PINTO, Neuza Bertoni.
A capacitação e o aperfeiçoamento do professor que ensinava matemática no 1º grau paranaense (1971-1982).
Revista Paradigma( maracay), Maracay, Venezuela, Vol. XXXIX, Nº 1; Junio de 2018 / 332 - 352
FERNANDES, FILIPE SANTOS ; Valente, Wagner Rodrigues
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento.
Bolema (Rio Claro), v. 33, p. IV-XIX, 2019.
FERREIRA, Jefferson dos Santos
Os fins do ensino de matemática na proposta de José Ribeiro Escobar para o programa de aritmética e álgebra da Escola Normal de São Paulo, 1926
Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 34-48, 2019
FERREIRA, Jefferson dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues
Miguel Aguayo e as mudanças no saber profissional do professor que ensina aritmética
Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15 n. 1 (2020)
FORTALEZA, F. J. S. ; VALENTE, Wagner Rodrigues .
Uma geometria para ensinar no curso primário: elementos do saber profissional da docência no manual de Coelho (1892).
VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 347-361, 2019.
GIUSTI, Bruna Lima Ramos; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da
Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v.2 n.2 (2020)
GIUSTI, Bruna Lima Ramos; VALENTE, Wagner Rodrigues
O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950
REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020
GOUVEIA Relicler Pardim
O EXPERIMENTAL DA LAPA: Um laboratório de currículo para a matemática moderna
HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 1 (2020)
GOUVEIA Relicler Pardim
Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO
Revista Sitio Novo, v.4 n.2 (2020)
GOUVEIA, Relicler Pardim
Elementos Históricos do Saber Profissional do Professor de Matemática: um estudo do ‘Caderno VII’ da professora Anna Franchi (São Paulo, 1971)
Revista REMAT
GOUVÊA, Gisele de.
A expertise de um educador matemático: considerações acerca de notas históricas de Antonio Miguel
XIX Seminário Temático do GHEMAT-BR
GOUVÊA, Gisele de.
Análise da Proposta Curricular para o ensino de matemática 1° Grau, São Paulo, década de 1980
IV Jornada Interna do GHEMAT-SP
GUIMARÃES, Marcos Denilson
O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)
RIDPHE_Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
GUIMARÃES, Marcos Denilson
Os saberes a ensinar Desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática
GUIMARÃES, Marcos Denilson , SILVA, Antonio José da e COSTA, David Antônio da
O Compêndio Geometria Elementar de H. B. Lübsen: uma análise a partir de suas questões conceituais e metodológicas
REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Guimarães, Marcos Denilson; MORAIS, Rosilda dos Santos
O desenho na formação de professor: produção de um saber profissional via Cimbelino de Freitas (São Paulo, século XX)
Revista Olhares, v. 7, n3
LIMA, ELIENE BARBOSA ; Valente, Wagner Rodrigues
O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas.
Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 928-943, 2019.
LIMA, Eliene Barbosa
The Differential and Integral Calculus as a Professional Knowledge in the Training of the Graduate in Mathematics of the Faculty of Philosophy of Bahia (1942-1968)
Revista Acta Scientiae, v. 21 (2019)
LIMA, Eliene Barbosa
História cultural, fontes e história da educação matemática: apontamentos de uma experiência de pesquisa
Revista HISTEMAT, v. 5, n. 3 (2019)
LIMA, Eliene Barbosa; VALENTE, Wagner Rodrigues
O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas
Revista de Educação da UNIVAS, v. 4 n. 11 (2019)
MACIEL, Viviane Barros
Um“cálculo para ensinar” no Compendio de Pedagogia,de BraulioCordeiro(1874)
Zetetiké, Campinas, SP, v.27, p. 1-19, 2019.
MACIEL, Viviane Barros
Matemática para ensinar: uma interpretação do ensino de frações no manual de René Barreto (1912)
XVIII Seminário Temático: experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores
MACIEL, Viviane Barros VALENTE, Wagner Rodrigues
Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes.
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Amazônia, Belém, v. 14, n.31, 2018.
MORAES, Rogério Jacinto de; FILHO, José de Alcantara; GHEDIN, Evandro Luiz
UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA PERCEPÇÃO NO AMAZONAS/Artigo
Revista REAMEC
MORAIS, Rosilda dos Santos
Problem solving as necessary knowledge for teacher training – mathematics for teaching
Historia y memoria de la educación, n.11, p.239-254
MORAIS, Rosilda dos Santos
“Intelectual? não”, expert.
Revista: Acta Scientiae, vol. 21, n. especial. p. 3-12. maio/jun.
MORAIS, Rosilda dos Santos
Experts em educação e a produção de saberes no campo pedagógico
Revista de Matemática, Ensino e Cultura Ano 12. N. 26. set.-dez
NEVES, Késia Caroline Ramires
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
Revista de História da Educação Matemática, v.5, p.132 - 149, 2019.
PINHEIRO, Nara Vilma ; VALENTE, Wagner Rodrigues .
A produção da matemática na e para a escola primária: a constituição de uma aritmética sob medida.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), v. 7, p. 1-21, 2018.
PINTO, Neuza Bertoni
A SBEM e Produção de Conhecimento em Educação
Revista Bolema. v.33, n.65, Rio Claro (SP), dez. 2019, Editorial p. i- xvi.
PINTO, Neuza Bertoni; NOVAES, Bárbara W. Diesel.
Caracterização de saberes profissionais da matemática para ensinar nos primeiros anos escolares : anotações metodológicas
HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. Sociedade Brasileira de História da Matemática. v.4, n. 1, 2018, p. 139-153.
PINTO, Neuza Bertoni; NOVAES, Bárbara Winniarski Diesel.
'It is not hard to teach Math': The prominence of Nedem in the diffusion of Modern Math in Paraná’s State
Revista Acta Scientiae , Canoas/RS, ULBRA, v. 21, p.109- 122, May/Jun. 2019.
REZENDE, Alan Marcos Silva; BARAUSSE, Alberto
Maria Montessori e a formação de professores: o que dizem as fontes italianas?
REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, no prelo
ROCHA, Ana Cristina. S. M
O arquivo pessoal de Alda Lodi: apontamentos sobre uma temporada de pesquisa
ACERVO-Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v.2 n.2 (2020)
ROCHA, Ana Cristina. S. M
Alda Lodi e o ensino de matemática: quando o internacional é nacional.
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 3 (2019)
ROCHA, Ana Cristina. S. M e VALENTE, Wagner R.
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, V. 15 N. 34 (2020)
SANTOS, Joana Kelly Souza dos; LEME DA SILVA, Maria Célia
Orientações para ensinar geometria na revista de ensino de Alagoas (1927-1930)
VIDYA, v. 39, n. 2, p. 363-380, jul./dez., 2019
SANTOS, Rogério Carneiro; PINTO, Neuza Bertoni.
Saberes para ensinar matemática e a expertise docente na obra de Fontoura.
Revista Argumentos Pró-Educação, UNIVAS, Pouso Alegre/MG. 4(11), 2019.
SANTOS, Rogério Carneiro; PINTO,Neuza Bertoni.
Saberes para ensinar na obra Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque
Revista Vidya ( Santa Maria – online). v.39, série 2, p. 397-413, 2019.
SANTOS, Rogério Carneiro; WIELEWSKI, Gladys Denise; PINTO, Neuza Bertoni.
Desenvolvimento da aritmética escolar: um levantamento de pesquisas historiográficas no Brasil
Revista Ensino da Matemática em Debate. São Paulo/SP, PUC/SP, v. 6, n.2, 2019, p. 49-69.
SILVA, M. R. I. S. ; VALENTE, Wagner Rodrigues
Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais.
REVISTA COCAR (ONLINE), v. 1, p. 136-156, 2019.
SILVA, Marylúcia Cavalcante
A expertise de uma educadora matemática paulista – notas históricas da conversa com a professora Maria Amabile Manusutti
Revista REMATEC, V. 15 N. 34 (2020)
SILVA, Marylúcia Cavalcante
Documentos de professores como fontes para uma investigação em História da Educação Matemática: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti - APMAM
Revista Histemat, v. 6, n. 1 (2020)
SOARES, Waléria de Jesus Barbosa e GUIMARÃES, Marcos Denilson
A expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de Aritmética
REMATEC – Revista de Matemática, Ensino e Cultura
SOUZA, Andreia Fernandes
"Problema dos Problemas" possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961)
ACERVO Boletim do Centro de documentação do GHEMAT/SP
SOUZA, Andreia Fernandes; BERTINI, Luciane de Fatima; REZENDE, Alan Marcos Silva de
Problems and the history of mathematics education: a proposal for the continued teacher training
Revista Acta Scientiae, v. 21, p. 137-148, 2019
SOUZA, Andréia Fernandes de
PROBLEMAS ARITMÉTICOS, ESTUDOS DE THORNDIKE E MERCANTE E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS: Embates entre os campos e as modificações do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960)
REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 73-85
SOUZA, Andréia Fernandes de
Saberes para ensinar problemas: uma análise dos artigos da Revista de Educação (São Paulo, 1933-1943)
Com a palavra, o professor., v.4, p.170 - 183, 2019.
SOUZA, Andréia Fernandes de
Saberes para ensinar problemas: uma análise dos artigos da revista de educação (São Paulo, 1933-1943)
Anais...,XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática, Aracaju, 2019, p. 1-14
SOUZA, Andréia Fernandes de
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
Revista Educação matemática em foco, v.7, n.1, p. 1-39, 2018.
SOUZA, Andréia Fernandes de
"Problema dos Problemas" possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961)
BOLETIM ACERVO, v. 2, p. 1-16
TEIXEIRA, Bianca Rafaela Mattos; REZENDE, Alan Marcos Silva de
Maria Montessori e a noção de interesse na revista do ensino (1920)
Revista Pesquisa em Foco, v. 24, p. 4-17, 2019
TRINDADE, Deoclecia de Andrade e GUIMARÃES, Marcos Denilson
Uma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de Desenho
Revista Linhas Críticas
VALENTE, Wagner Rodrigues
A MATEMÁTICA DO ENSINO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: AS FRAÇÕES NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES, SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Historia de la educación: Revista interuniversitaria
VALENTE, Wagner Rodrigues
Saber Objetivado e Formação de Professores: reflexões Pedagógico-Epistemológicas.
História da Educação, v. 23, p. 1-22,
VALENTE, Wagner Rodrigues
A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920.
Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 54-66, 2019.
VALENTE, Wagner Rodrigues
Dossiê Temático 2019 - Materiais para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares: condensando saberes pedagógicos e disciplinares.
RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 5, p. e019018-2, 2019.
VALENTE, Wagner Rodrigues
O GHEMAT Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática.
Historia y Memoria de la Educación, v. 11, p. 595-613, 2019.
VALENTE, Wagner Rodrigues
O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado.
PARADIGMA (MARACAY), v. Extra 1, p. 190-201, 2018.
VALENTE, Wagner Rodrigues
Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática.
REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.
VALENTE, Wagner Rodrigues
O Caderno De Um Professor E As Suas Relações Com O Saber Matemático.
REVEMAT, v. 13, p. 31-41, 2018.
VALENTE, Wagner Rodrigues, BERTINI, Luciane de Fatima, MORAIS, Rosilda dos Santos.
Saber profissional do professor que ensina matemática analisado em perspectiva histórica : contribuições teórico-metodológicas a partir do estudo sistemático de uma pesquisa.
Revista Brasileira de História da Educação
VALENTE, Wagner Rodrigues; ALMEIDA, André Francisco de; SILVA, Marylúcia Cavalcante
Knowledge in (Trans)Training and the Role of Experts: Curricula, Mathematics Education and Teacher Training, 1920-2020
Revista ACTA SCI (Canoas), 22(5), 65-83, Set./Out. 2020
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos
Novos aportes teóricos-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática
Revista Acta Scientiae, v. 19, n. 2, p. 224-235, 2017.
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos
Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da história da educação matemática
Ridema, v. 1, p. 51-64, 2017.
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; PINTO, Neuza Bertoni; MORAIS, Rosilda dos Santos
A pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática: proposta de um projeto amplo de pesquisas.
Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 10, n. 1, p. 31-39, 2017.
VALENTE, Wagner Rodrigues; FERREIRA, Jefferson dos Santos
Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos
Ensino em Re-vista
Valente, Wagner Rodrigues.
Que matemática para formar o futuro professor? História do saber profissional do professor que ensina matemática.
Revista Exitus, v. 9, p. 15-25, 2019.
Valente, Wagner Rodrigues.
Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar.
ALEXANDRIA (UFSC), v. 12, p. 51-63, 2019.
Valente, Wagner Rodrigues.
Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática.
EDUCAR EM REVISTA, v. 35, p. 305-318, 2019.

PRODUÇÕES

Você está aqui!

Artigos

Você está aqui!

Livros

&

Capítulos

MONOGRAFIAS

apresentação

em

eventos

pesquisas

em

andamento