APRESENTAÇÃO EM EVENTOS

Autor
Titulo
Publicado em
ALMEIDA, André Francisco
Conceito de número e a matemática para ensinar: o caso das propostas curriculares paulistas da década de 1970
Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), v.1, p.1-12, 2019.
ALMEIDA, André Francisco
O guia curricular de São Paulo para o ensino de 1º grau de 1975: orientações para o uso de materiais didáticos
Anais do XVII Seminário Temático: materiais didáticos e história da educação matemática, v.1, p.1-13, 2019.
ALMEIDA, André Francisco
O papel dos especialistas na sistematização de uma aritmética para ensinar (1946-1996)
Anais do XVI Seminário Temático - Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, v.1, p. 1-14, 2018.
ALMEIDA, André Francisco
Primeiras análises do acervo pessoal Maria do Carmo Domite: o cálculo mental para ensinar
Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, v.4. p.1 – 11, 2018.
ALMEIDA, André Francisco de
AÇÕES DE UM EXPERT NA SISTEMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR: do currículo à sala de aula
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020
BASEI, Ana Maria
Que álgebra deve compor a formação do professor do primário nos primeiros anos do século XX? Análise de um debate
Anais... XVII Seminário Temático: Materiais didáticos e História da Educação Matemática, Aracaju, 2019, p. 1-13.
BASEI, Ana Maria
Álgebra no curso primário e na formação de professores em São Paulo na década de 1880
Anais... XVI Seminário Temático: Provas e exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1-14
BASEI, Ana Maria
Os “elementos de álgebra” de João Borges e Gomes Cardim: indícios de mudanças da álgebra para ensinar na escola normal de São Paulo, 1903
Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-11.
BERTINI, Luciane de Fatima
O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940).
Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-12.
BERTINI, Luciane de Fatima.; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues
Minicurso ministrado - Ensino de frações e a História da educação matemática
Anais do XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores. 2020
CONCEIÇÃO, Antônio Robert Chagas
Cálculo mental: uma caracterização possível
Anais... XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da educação matemática
CONCEIÇÃO, Antônio Robert Chagas
Uma caracterização do saber cálculo mental sistematizado por Maria do Carmo Santos Domite para a formação de professores, 1980 – 1996
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
A presença dos saberes aritméticos no manual didático? Os Centros de Interesse na Escola (1931)
XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática. Universidade Federal de Sergipe, v. 1. p. 1-11, Aracajú, 2019.
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
The Centers of Interest read in the Brazilian manuals (1931 - 1940).
41 ISCHE: Space and Places of education. Universidade do Porto, v. 1. p. 545-546. Porto, 2019
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
A Aritmética e os Centros de Interesse: propostas de mudanças no saber profissional do professor que ensina matemática, 1920 – 1930?
XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. São Paulo: UNICSUL, 2019. v. 1. p. 1-12.
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
Revista Educação e Revista do Ensino: apropriações da proposta Centros de Interesse e a presença do ensino de matemática.
XVI Seminário Temático Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática. v. 16. p. 1-14, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR, 2018.
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino
A MATEMÁTICA NA PROPOSTA DE DECROLY: análise do livro. El calculo y la medida en el primer grado de la escuela Decroly?
IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: Formação de Professores: História, cultura e política. UFMS. v. IV. p. 1-12, Campo Grande, 2018.
FERREIRA, Jefferson dos Santos
A GRADUAÇÃO DO ENSINO: elemento do saber profissional do professor que ensina matemática em tempos de pedagogia científica
IV Jornada Interna do GHEMAT-SP
FERREIRA, Jefferson dos Santos
ARITMÉTICA NA REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE PERNAMBUCO (1929): expertise de José Ribeiro Escobar
Anais do XVIII Seminário Temático: Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e a formação de professores, 2020
FERREIRA, Jefferson dos Santos
José Ribeiro Escobar e os fins do ensino de matemática na Escola Normal de São Paulo, 1926
Anais...XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática
FERREIRA, Jefferson dos Santos
A construção científica dos programas: a aritmética em apontamentos de psicologia (São Paulo, 1934)
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
FERREIRA, Jefferson dos Santos
Concurso para professor primário em Sergipe: indícios de saberes matemáticos a ensinar (1952)
Anais... XVI Seminário Temático – Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1-14.
FERREIRA, Jefferson dos Santos
A aritmética nas diretivas oficiais para a Escola Normal de São Paulo na década de 1920
Anais...4º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-10.
FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues
Uma geometria para ensinar no curso primário: elementos do saber profissional da docência no manual de coelho (1892)
VIDYA, v. 39, n. 2, p. 347-361, jul./dez
GIUSTI, Bruna Lima Ramos
A aritmética para ensinar ensinada: uma percepção de cursos de formação de professores da década de 1980
Anais.. XVII Seminário Temático: Materiais didáticos e história da educação matemática, 2019, Aracaju.
GIUSTI, Bruna Lima Ramos
Aulas e provas de aritmética: registros em um caderno de normalista do distrito federal, 1962
Anais.. XVI Seminário Temático: Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, 2018, Boa Vista.
GIUSTI, Bruna Lima Ramos
Os saberes para ensinar aritmética nos cadernos de Normalistas (1920-1980)
Anais.. IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM), 2018, Campo Grande. V. 1, n. 4, p. 1-13.
GIUSTI, Bruna Lima Ramos; GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio da
Os cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira
Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Edifícios, Patronos e Diversidade na Gestão Escolar, 2019, São Paulo. Caderno de resumo da Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Edifícios, Patronos e Diversidade na Gestão Escolar. São Paulo, 2019. p. 100-101.
GOMES, Victor Hugo de Lemos
As Revistas Pedagógicas Paulistas e as orientações para o professor de matemática nos primeiros anos escolares: Um levantamento quali-quantitativo, 1890-1911.
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática
GOUVEIA Relicler Pardim
SABERES PROFISSIONAIS NO CADERNO VII DA PROFESSORA ANNA FRANCHI (SÃO PAULO, 1971)
Anais do XVIII Seminário Temático: os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020
GOUVEIA Relicler Pardim
Considerações da Professora Elza de Moraes Bigatti sobre o ensino de matemática na revista Escola Municipal (1968)
Anais do 5 ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2020
GOUVEIA, Relicler Pardim
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONJUNTO NO LIVRO “HORA ALEGRE NA MATEMÁTICA”, 1.º GRAU
XIV Seminário Nacional de História da Matemática
GOUVÊA, Gisele de.
Os Saberes Profissionais em documentos oficiais do estado de São Paulo
XIV Seminário Nacional de História da Matemática
MARTINS, Nádia Regina Barcelos; SILVA, Marylucia Cavalcante
Programas para o ensino de Cálculo, Forma, Tamanho e Desenho da 2ª Infância da Escola Modelo de Aplicação do Estado do Maranhão (1905)
In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12
NEVES, Késia Caroline Ramires
Manuais preparatórios para os exames de admissão ao ginásio: uma análise sobre a fração
XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática, Aracaju – SE, 2019.
PARDIM GOUVEIA, Relicler
A Caracterização de uma Matemática Moderna Para Ensinar (1960 – 1990): em busca do saber profissional do professor que ensina matemática
Anais...XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e a História da Educação Matemática
PARDIM GOUVEIA, Relicler
O Movimento da Matemática Moderna: orientações dadas na formação de professores, São Paulo, década de 1970
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
PAVARIN, Karina Cristina dos Santos;
Aritmética intuitiva: os problemas de aritmética nos livros de Ramon Roca Dordal (1891)
ANAIS DO XXIII EBRAPEM – ISSN: 2237-8448
PAVARIN, Karina Cristina dos Santos;
Exercícios e problemas por André Perez y Maryn: uma análise do livro Lições de Arithmetica (São Paulo - 1913)
XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática
PINTO, Neuza Bertoni
A SBEM e a produção de conhecimento em Educação Matemática
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – VII SIPEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - UTFPR- Toledo/Pr. Foz do Iguaçu, novembro de 2018. Mesa Redonda: “A pesquisa em Educação Matemática nos 30 anos da SBEM”.
REZENDE, Alan Marcos Silva
Maria Montessori a sua circulação: o que dizem as fontes italianas?
Anais do XVIII Seminário Temático - Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e a formação de professores, 2020
REZENDE, Alan Marcos Silva de
Maria Montessori e os materiais para o ensino: a materialização de saberes
Anais... XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da educação matemática
REZENDE, Alan Marcos Silva de
Maria Montessori e o saber profissional do professor que ensina matemática em tempos de escola nova: primeiros resultados
Anais do XVI Seminário Temático: provas e exames e a escrita da história da educação matemática
REZENDE, Alan Marcos Silva de
Saberes para ensinar o sistema decimal na obra psicoaritmética (1934)
Anais... IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática
REZENDE, Alan Marcos Silva, SOUZA, Andreia Fernandes
FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM)
REZENDE, Alan Marcos Silva; SOUZA, Andreia Fernandes
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A PESQUISA E A DOCÊNCIA
Anais do XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2020
ROCHA Ivone Lemos da
Processos de escolarização da álgebra no início do século XX: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira
Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020
ROCHA, Ana Cristina. S. M
Internacionalização da educação e construção de expertise: o caso de Alda Lodi
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores. 2020
ROCHA, Ana Cristina. S. M
Intercâmbio Intelectual, Psicologia e o Ensino de Matemática: o caso de Alda Lodi
17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), 2020
ROCHA, Ivone Lemos da
O método algébrico estadunidense e os problemas aritméticos na proposta de Otelo de Souza Reis em 1919
In Anais: XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019, Sergipe. XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019. v. 1. p. 1-100.
ROCHA, Ivone Lemos da
O uso da álgebra nas resoluções dos problemas aritméticos na década de 1920 no ensino primário.
In Anais: XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte.
ROCHA, Ivone Lemos da
Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais pedagógicos e revistas pedagógicas (1890-1940).
In Anais: : II Congresso Internacional de Educação, História, Historiografia e Políticas, 2018, Sorocaba. Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais pedagógicos e revistas pedagógicas (1890-1940)
ROCHA, Ivone Lemos da
Problemas aritméticos e suas resoluções algébricas: um breve estudo em provas e manual pedagógico, 1890
In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12
ROCHA, Ivone Lemos da
Resolução de Problemas pelas equações algébricas: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações.
REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 1-10, 2018.
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Alfredina de Paiva e Souza: orientações para o ensino de geometria nas escolas primárias fluminenses (1937, 1943)
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA: uma análise do manual Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (Rio de Janeiro, 1951)
Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Um estudo sobre orientações para ensinar geometria no curso primário em revistas pedagógicas de Alagoas (1930, 1931)
Anais do XVII Seminário Temático: Materiais Didáticos e História da Educação Matemática
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Uma geometria para ensinar nos centros de interesse
Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Orientações para o ensino de geometria em tempos de Escola Nova: revistas pedagógicas brasileiras
Anais do XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
SANTOS, Joana Kelly Souza dos
Orientações para ensinar geometria no curso primário em tempos de Escola Nova: o caso da revista do ensino
Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática
SANTOS, Joana Kelly Souza dos; SANTOS, Ivanete Batista dos
Entendimentos sobre saberes geométricos em pesquisas brasileiras: as dissertações (2011-2015)
Anais do XVI Seminário Temático – provas e exames e a escrita da história da educação matemática
SANTOS, Joana Kelly Souza, SOUZA, Andreia Fernandes
ENTRE DESENHO E ARITMÉTICA: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920
V Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM)
SANTOS, Joana Kelly Souza; SOUZA, Andreia Fernandes de
ENTRE DESENHO E ARITMÉTICA: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920
Anais do 5 Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática - ENAPHEM, 2020
SANTOS. Thayane Andressa; MORAIS, Rosilda dos Santos
A MATEMÁTICA APRESENTADA NOS PLANEJAMENTOS DA ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS, IMEP (1968-1971)
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, 2020
SILVA, Marylucia Cavalcante; MARTINS, Maria de Fátima Duarte
Sobre a legislação oficial e as disciplinas no Programa para o Ensino Primário, Maranhão (1918)
In Anais: XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019, Sergipe. XVII Seminário Temático Temático: material didático e História da Educação Matemática, 2019.
SILVA, Marylucia Cavalcante; MARTINS, Maria de Fátima Duarte
Aritmética, Geometria e Desenho no Programa de Formação de Professores Primários no Maranhão, 1905
In Anais: XVI Seminário Temático: - Provas e Exames e a escrita da História da Educação Matemática. Boa Vista, 2018, 1-12
SILVA, Marylúcia Cavalcante
O Arquivo Pessoal Maria Amabile Mansutti (APMAM) – Documentos para uma investigação em História da Educação Matemática
Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2020
SILVA, Marylúcia Cavalcante
A Trajetória de uma educadora matemática paulista –notas históricas e documental do arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti (APMAM)
Anais do XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores Cuiabá, 2020
SOUZA, Andreia Fernandes
VICTOR MERCANTE E OS SABERES PARA ENSINAR PROBLEMAS DE ARITMÉTICA: uma análise da obra “Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño”
XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores
SOUZA, Andréia Fernandes de
Problemas aritméticos e o ensino: orientações de Victor Mercante (Buenos Aires, 1905)
Anais... XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2019, p. 1-12.
SOUZA, Andréia Fernandes de
Problemas aritméticos nos programas de ensino: uma análise dos saberes profissionais (São Paulo, 1894 – 1934)
Anais... XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019, (no prelo)
SOUZA, Andréia Fernandes de
Manuais escolares e o saber profissional do professor que ensina matemática: uma análise das obras de Souza Lobo, Ramon Dordal e Antonio Trajano
Anais... Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Campo Grande, 2018, p. 1-11.
SOUZA, Andréia Fernandes de
Os problemas de aritmética e as transformações no saber profissional do professor que ensina matemática, 1890-1990
Anais... XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Belo Horizonte, 2018, p. 1-12.
SOUZA, Andréia Fernandes de
Formação de professores e os problemas matemáticos nas provas (São Paulo, 1990)
Anais... XVI Seminário Temático Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, Boa Vista, 2018, p. 1 -13.
SOUZA, Andréia Fernandes de; GIUSTI, Bruna Lima Ramos
Caderno com problemas: uma análise dos saberes profissionais (São Paulo, 1940-1950)
Anais... V Congreso Iberoamericano de História de la Educación Matemática, Bogotá, 2019, (no prelo).
SOUZA, Andréia Fernandes de; LEMES, Ana Maria Ferreira
O ensino de problemas em uma perspectiva globalizante
Anais... IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Águas de Lindóia, 2018, p. 1 -10.
SOUZA, Andréia Fernandes de; ROCHA, Ivone Lemos da
Problemas matemáticos: um estudo histórico em manuais escolares e revistas pedagógicas
Anais... II Congresso Internacional de Educação: história, historiografia, política e práticas, Sorocaba, 2018, p. 1.
VIEIRA, José Erisvaldo Lessa.
Geometria e Desenho registramos em documentos e cadernos escolares, 1890- 1990
Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 25, 26 e 27 de Outubro de 2019. Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, São Paulo/SP. ISSN: 2237-8448

PRODUÇÕES

Livros

&

Capítulos

MONOGRAFIAS

apresentação

em

eventos

Você está aqui!

pesquisas

em

andamento